A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre a Troller e os jornalistas com informações úteis, releases, contato com a assessoria, fotos, vídeos e imagens.
FORD PROMOVE FORMATURA DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO ALFASOL EM HORIZONTE, NO CEARÁ
A Ford promoveu, em parceria com a AlfaSol – Alfabetização Solidária, a formatura de mais uma turma de 69 alunos do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos na cidade de Horizonte, no Ceará, onde está instalada a fábrica da Troller, do grupo Ford. Desde 2009, quando o projeto foi iniciado, 865 pessoas já foram alfabetizadas. No município, seis turmas são atendidas pelo projeto em parceria com a empresa.
“Para a Ford, é uma satisfação apoiar esse projeto que representa o primeiro e decisivo passo no processo de aprendizagem, com um aspecto muito forte de inclusão social”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “Ele faz parte da visão social da Ford, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa está presente.”
O objetivo do projeto é desenvolver a educação de jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolaridade e que foram excluídas do processo educacional. Os alunos participantes do projeto têm idade entre 15 e 76 anos, sendo que a maioria tem entre 30 e 40 anos e são do sexo feminino, incluindo trabalhadores rurais, trabalhadores urbanos, aposentados e desempregados.
De acordo com o relato dos alunos, o projeto é muito importante, pois 39,7% deles nunca havia frequentado a escola e, devido ao trabalho, não tiveram oportunidade de estudar.
Metodologia e inclusão
Quando o adulto decide retornar às salas de aula, precisa enfrentar tanto aspectos afetivos e motivacionais como cognitivos e conceituais, que se não forem trabalhados atrapalham o processo de aprendizagem. “Os alunos precisam ser acolhidos de forma que permaneçam em sala de aula, valorizando suas individualidades, seus conhecimentos, experiências, as suas formas de expressão, cultura e trabalho. E as metodologias usadas precisam alimentar constantemente esse desejo de aprender, proporcionando um ensino comprometido com aprendizagens significativas, que realmente façam parte das suas vidas, necessidades e anseios”, destaca Tainah de Oliveira Lima Shiratsu, diretora de Desenvolvimento Institucional da AlfaSol.
Para a organização do trabalho em sala de aula, a instituição promove atividades para conhecer melhor os educandos: perfil socioeconômico, nível de conhecimento de letras e números e suas necessidades de vida. A preocupação inclui oferecer local adequado para as aulas, com carteiras, lousa e ambiente acolhedor. Também é fornecida formação continuada para o preparo das alfabetizadoras, com reuniões periódicas com a coordenação local para auxiliar na elaboração do planejamento e ações pedagógicas.
“É possível concluir que o projeto está sendo executado de forma efetiva e que os alfabetizandos estão satisfeitos com o trabalho realizado em sala pelas alfabetizadoras”, completa a diretora da AlfaSol.
(17/11/2014)
Imprensa Ford
Tel. (11) 4174-9587/ 9487/ 9591
Para mais informações e imagens, acesse nosso site ou
entre em contato com a Assessoria de Imprensa da Ford