A Sala de Imprensa é um canal de comunicação entre a Troller e os jornalistas com informações úteis, releases, contato com a assessoria, fotos, vídeos e imagens.
Rio Tietê até São Sebastião: conheça uma bela trilha off-road
Pertinho da agitação da cidade de São Paulo, ao lado da nascente do Rio Tietê, existe uma trilha deserta no meio da Mata Atlântica ligando Salesópolis ao litoral de São Sebastião, também conhecida como Trilha do Oleoduto.
A estradinha recomendada apenas para veículos 4x4, foi construída pela Petrobrás para apoio durante a instalação do oleoduto que liga São Sebastião à Paulínia (com 235 km). Hoje ela serve apenas para manutenção, mas também é muito visitada por off-roaders, bikers e outros apreciadores da natureza.
A trilha passa também por um trecho da antiga estrada da Limeira, local onde podemos apreciar as belíssimas paisagens do mar de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba.
Procure consultar a meteorologia para viajar num dia de sol, senão a beleza desaparece na neblina. Começar a trilha bem cedo também é recomendável, pois para explorar as belezas e curiosidades da região são necessárias no mínimo oito horas.
Saindo de Salesópolis, ao lado da Igreja Matriz, siga 300 metros até a SP 88 no sentido de Paraibuna. Logo após 3 km uma placa indica "Estrada da Petrobras" e é lá o início da trilha. A paisagem no começo é de eucaliptos e pastagens, porém entre 10 a 15 km depois do início o visual melhora muito. As árvores de mata atlântica começam a fechar a estrada, e nem parece que você está tão perto de São Paulo.
São cerca de 30 km de estrada municipal, saindo de Salesópolis, mais 50 km feitos pela Petrobrás para descer a serra. Deserta e tranquila, sem as aglomerações comuns nas rotas para o litoral, no máximo você vai encontrar trekkers, bikers, cavalos ou trabalhadores de manutenção do oleoduto.
A estrada atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar, cortando a mata e oferecendo vistas muito bonitas dos vales. É uma região bem deserta. Não existem casas, vilas, nem comércio (bares ou restaurantes), portanto leve lanches, água potável e repelentes. Sinal de celular também é raro. Por segurança, procure fazer a trilha com mais amigos, em vários carros.
Passamos por várias cachoeiras e riachos de águas transparentes que convidam a um banho, mas cuidado para não dar trabalho aos bombeiros, pois o risco de uma queda nas pedras lisas das cachoeiras é real.
Uma atração natural é o "Playground para 4x4" uma área cheia de pedras naturais que servem para testar a habilidade off-road dos mais experientes.
No meio do caminho (aproximadamente aos 40 km) um local interessante é a estação de Rio Pardo, um posto de bombeamento para auxiliar o escoamento do petróleo vindo de São Sebastião.
O piso é de cascalho na maior parte, mas no trecho alternativo onde saímos da estrada normal e pegamos parte da Estrada da Limeira, o piso pode ficar escorregadio e cheio de limo, fatores que, associados às descidas íngrimes, tornam a aventura mais emocionante e desafiadora.
Neste trecho a utilização da primeira reduzida com 4x4 é obrigatória pois existem várias descidas e subidas fortes com muitas pedras soltas e erosões consideráveis.
Uma enorme ponte de concreto abandonada, ligando nada com nada é uma das curiosidades do roteiro. Onças já foram vistas na região da serra, mas como possuem hábitos noturnos, provavelmente você não vai encontrar com uma delas no caminho. Mirantes naturais neste trecho final de descida da serra permitem ver o mar de uma forma que poucas pessoas podem desfrutar.
A trilha termina na praia da Enseada, em São Sebastião, bem perto da divisa com Caraguatatuba. Desfrute das belezas das praias!